UMinho recebe sessão ‘Estudar e Investigar nos EUA’

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza esta quarta-feira, às 14h30, a sessão ‘Estudar e Investigar nos Estados Unidos da América’, que se realiza no auditório B1 do Complexo Pedagógico 2 do Campus de Gualtar da Universidade do Minho. A iniciativa decorre pelo segundo ano consecutivo.
O evento destina-se aos interessados na realização de um período de formação académica numa universidade ou num centro de investigação dos Estados Unidos da América. A sessão vai contar com as presenças de representantes da Fulbright Commission Portugal, do MIT Portugal e do Programa da Carnegie Mellon Portugal.
Além disso, de acordo com Nuno Martins, responsável da organização, estão previstos “alguns testemunhos de pessoas que já estudaram nos Estados Unidos ou que já fizeram investigação para dar a conhecer o outro lado”. “Serve para mostrar o que há de bom em estudar lá fora e quais são as dificuldades”, acrescenta.
Em relação aos projectos desenvolvidos pela FLAD, em 2019, foram atribuídas 93 bolsas nas áreas da Ciência e Tecnologia, das Ciências Sociais e das Humanidades. Além deste apoio, são ainda entregues, anualmente, prémios de investigação. Nuno Martins adianta que a fundação vai “lançar muito em breve um prémio com foco na saúde mental”.
Actualmente, a FLAD dispõe de parcerias com 19 universidades norte-americanas, nas quais se incluem duas da Ivy League (grupo de instituições de ensino superior de excelência nos EUA): Brown University e University of Massachusetts Dartmouth.
