Um jantar com uma performance de sobremesa nos ‘Ensaios de Mesa’ em Guimarães

Sentar-se à mesa para uma boa conversa com uma performance como sobremesa. Com esta ideia, o Teatro Oficina pretende aproximar os artistas do público vimaranense através da iniciativa ‘Ensaios de mesa’.

Uma vez por mês, uma mesa é escolhida para receber um dos artistas das várias áreas que passam pelos equipamentos vimaranenses, voltado para quem “quiser conversar, ter a oportunidade de assistir àquilo que é a explicação sobre os seus métodos de trabalho, ou um pequeno showcase do próprio artista”, explica, à RUM, o diretor artístico do Teatro Oficina, Bruno dos Reis. O responsável brinca que a única coisa que é preciso fazer é “oferecer o jantar ao artista”.

A primeira sessão decorreu em maio com Marco Paiva, diretor Terra Amarela, que esteve no dia 14 de junho Centro Cultural Vila Flor com a peça Ricardo III com pessoas “muito generosas”. O artista aproveitou a ocasião para partilhar o trabalho realizado junto à companhia de teatro e o que iria “fazer durante os Festivais Gil Vicente”. “Para nós, o essencial é criar uma relação, de certa maneira, mais do que outra coisa qualquer”, vinca.

Já para este mês, a diretora de teatro e pesquisadora brasileira Janaina Leite vai ser o nome responsável por participar da segunda sessão da iniciativa dos ‘Ensaios de mesa’ esta sexta-feira, dia 27, com a “casa que vai acolher já escolhida”. Após uma pausa durante os meses de julho e agosto, a iniciativa regressa em setembro.

Segundo o responsável, “pode participar toda a gente”, basta preencher um formulário de inscrição e ter o cuidado de “não convidar gente demais, como é óbvio”. Os selecionados recebem uma breve visita à sua casa para adequar o artista ao espaço.

Partilhe esta notícia
Marcelo Hermsdorf
Marcelo Hermsdorf

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Corrente Sonora
NO AR Corrente Sonora A seguir: Music Hal às 02:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv