“Um deputado do PAN na AR pode fazer toda a diferença ao distrito de Braga”

Rafael Pinto volta à carga como cabeça-de-lista do PAN pelo distrito de Braga nas eleições de março de 2024, convicto de que será eleito. O jovem de 27 anos acredita que o partido vai recuperar votos que perdeu nas legislativas de 2022 e conseguir eleger um deputado pelo distrito, algo que não duvida: “pode fazer toda a diferença” na Assembleia da República.
Esta tarde de segunda-feira, em declarações à imprensa local, após a entrega formal da lista no Tribunal de Braga, lembrou que estes elementos que o acompanham “querem um distrito maus sustentável, com melhores condições de vida para todos e um distrito com boas condições para os animais”.
A lista do PAN Braga foi eleita por unanimidade em Assembleia Distrital contando com Sandra Pimenta como número dois e Tiago Teixeira em número três. Respetivamente a porta-voz da concelhia de Vila Nova de Famalicão e o deputado do PAN à Assembleia Municipal de Braga. “É uma lista de estabilidade, foi com esse objetivo que surgimos em 2018”, recordou.
“Um deputado do PAN pode fazer toda a diferença”
“O grande objetivo é eleger um deputado por Braga” assume sem rodeios. “O PAN foi o partido que mais propostas conseguiu fazer aprovar na Assembleia da República, ou seja, enquanto muitos encontram problemas, o PAN implementa medidas para melhorar a vida da população”, resume. A afirmação do partido no distrito é visível, nomeadamente com a eleição de um deputado municipal em Braga, recorda. Agora, diz, “é tempo de dar voz às causas do distrito”.
“Agora com mais experiência esperamos conseguir dar voz às causas do distrito de Braga no Parlamento. É importante realçar que neste momento não existe um deputado de Braga no Parlamento a defender causas sociais progressistas como a igualdade de género, o combate às alterações climáticas, como o bem-estar animal. Essa é a grande diferença: Um deputado a mais do PS ou do PSD não vai fazer qualquer diferença na vida das pessoas, um deputado a mais do PAN pode fazer toda a diferença”, afiança.
Habitação, saúde, educação e causas animais entre as prioridades
A preparar uma campanha “para chegar ao maior número de pessoas possível”, Rafael Pinto diz que o seu partido está centrado em trazer “soluções”. Os problemas de acesso à saúde, de melhoria de condições das escolas “num distrito com dezasseis escolas a precisarem de obras”, são duas das questões que preocupam o PAN, exemplifica.
Na área da habitação, “premente no distrito de Braga”, exigem-se “mais programas de apoio à habitação jovem”, assim como “mais programas de apoio para o combate à pobreza energética”, continua.
Natural de Celorico de Basto, o jovem de 27 anos foi o candidato do distrito às legislativas de 2019, 2022 e à Presidência da Câmara de Braga em 2021. Esta última campanha culminou na eleição do primeiro deputado municipal do PAN no distrito e o mais a norte na história do partido.
Rafael Pinto é Mestre em Direito da União Europeia pela Universidade do Minho, membro fundador da Distrital de Braga. Para além de porta-voz Distrital, é dirigente nacional e coordena as relações do partido com os Verdes Europeus, a família política do PAN no Parlamento Europeu. A caminho da sua quarta campanha política, o jovem reside atualmente em Bruxelas onde passou pelo departamento de sustentabilidade do Parlamento Europeu e trabalha agora numa Associação Ambiental, especializada em políticas agrícolas e alimentares sustentáveis.
A candidatura conta com José Alberto Oliveira como mandatário e diretor de campanha. Para além de ativista pelos direitos dos animais é ainda ex-Governador (PDG) do Rotary distrito 1970, norte e centro de Portugal.
