ULS do Alto Ave inaugura Clínica de Insuficiência Cardíaca para dar resposta a mais de 500 doentes

Para prevenir casos mais graves de insuficiência cardíaca, a Unidade Local de Saúde do Alto Ave inaugurou, esta semana, uma Clínica especializada para esta patologia. Atualmente, a consulta de insuficiência cardíaca do Hospital de Guimarães tem mais de 500 doentes inscritos. A tendência aponta para o crescimento do número de utentes com esta patologia que é a “fase final de todas as doenças cardiovasculares”, segundo a responsável da Clínica, a Dr.ª Filipa Almeida.
Este serviço, inserido num grupo maior dedicado à insuficiência cardíaca por recomendação internacional, vai permitir um acesso mais facilitado dos utentes a cuidados de saúde de elevada qualidade e personalizados. Estes poderão contribuir para uma “melhoria da qualidade de vida e redução de internamentos hospitalares”.
A equipa é composta por três cardiologistas quase dedicados em exclusivo à insuficiência cardíaca, oito enfermeiros especializados e técnicos de cardiopneumologia. Os doentes chegam até esta nova resposta por via dos cuidados de saúde primários, internamentos prévios ou pela urgência.
Á RUM, a Dr.ª Filipa Almeida apela a um diagnóstico mais atempado e adequado por parte dos cuidados de saúde primários como forma de dar uma resposta mais eficaz a estes doentes que têm vindo a “duplicar”, o que já obrigou a um reforço da equipa multidisciplinar alocada a este projeto.
“Não somos capazes de responder a todas as necessidades, pois muitas vezes não estão devidamente identificados nos cuidados primários”, declara.
A Clínica de Insuficiência Cardíaca pretende prevenir a necessidade de internamentos e reduzir a possibilidade de infeções. A clínica irá trabalhar também com os familiares cuidados de saúde importantes para a recuperação do doente, nomeadamente, questões de alimentação, hidratação e exercício físico.
A Clínica de Insuficiência Cardíaca foi inaugurada esta segunda-feira e contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da ULS Alto Ave, professor Doutor Pedro Cunha, da diretora clínica para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Dr.ª Clara Paz Dias, do diretor clínico para a área dos cuidados de saúde primários, Dr. Domingos Carneiro de Freitas, Enfa. Anabela Azevedo, Enfa. Gestora do Serviço de Cardiologia e dos profissionais de saúde do serviço de cardiologia.
O Dr. António Lourenço, diretor do Serviço de Cardiologia e a Dr.ª Filipa Almeida responsável da Clínica de Insuficiência Cardíaca, destacaram a importância de um espaço dedicado ao tratamento ambulatório destes doentes, disponibilizando cuidados cardiológicos diferenciados.
