ULS de Braga não tem registos de infeções por metapneumovírus

Não foram registados casos de metapneumovírus, ou hMPV, na ULS de Braga. A RUM conversou com a médica especialista em doenças infeciosas, Joana Alves, que garante que apesar do aumento de casos da China, estes não são alarmantes.

Este vírus respiratório foi identificado pela primeira vez em 2001 por cientistas holandeses. O hMPV é, segundo a médica, um vírus que “já circula frequentemente na época de inverno” e que causa, essencialmente, constipações. “É mais frequente nas crianças, pode causar bronquiolites, também pode causar pneumonia”, refere.

Esta semana, 15% dos casos que deram entrada na urgência do Hospital de Braga eram referentes a infeções respiratórias dos quais 35% são originados por Influenza B e apenas 2% por infeções com covid-19.

A especialista sublinha que a ULS de Braga tem testado mais, de modo a conhecer de forma mais específica o tipo de vírus que está a afetar o paciente e recomenda a vacinação como forma de prevenção.

A medica especialista em doenças infeciosas apela ainda à população que utilize máscara caso tenha sintomas de constipação, visto que o hMPV propaga-se de forma semelhante à covid-19, ou seja, pelo contacto com gotículas e também contato com as superfícies contaminadas. A higiene frequente das mãos é outro passo importante no combate às infeções víricas.

Segundo um boletim de vigilância epidemiológica da gripe do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, desde o início da época foi detetado um caso de hMPV, em Portugal. Contudo, parece não existir “expressão do vírus hMPV em solo luso. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: MundoMix às 21:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv