ULS Braga integra 80 Médicos Internos em Formação Geral e 75 em Formação Especializada

A Unidade Local de Saúde de Braga conta, desde sexta-feira, com 80 Médicos Internos em Formação Geral e 75 em Formação Especializada. Estes profissionais preparam-se para cumprir nesta unidade de saúde um processo de formação médica contínua, de natureza teórica e prática, integrando duas vertentes: a Formação Geral, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina, e a Formação Especializada, que confere competências técnicas diferenciadas numa área específica, com a atribuição do respetivo grau de especialista.
De acordo com informação da ULS Braga, destes 155 médicos, 56 iniciam o internato em especialidades hospitalares e 19 em Medicina Geral e Familiar, estando os internos distribuídos, no total, por 29 especialidades. Para a ULS Braga, estes números “refletem a diversidade e a robustez da oferta formativa da instituição”.
“A escolha reiterada da ULS Braga por parte dos médicos internos é um motivo de orgulho e uma responsabilidade acrescida. Representa esperança no futuro do SNS e o reconhecimento de uma instituição que aposta na qualidade clínica, na formação e na valorização dos seus profissionais”, sublinha o presidente do conselho de administração da ULS Braga, Américo Afonso. O responsável defende ainda que “estes jovens médicos são essenciais para garantir a continuidade de um SNS forte, próximo e capaz de responder às necessidades da população”.“A ULS Braga continua a afirmar-se como uma unidade de referência para o internato médico, graças ao empenho dos seus serviços, orientadores e equipas multidisciplinares. Queremos que cada interno encontre aqui um ambiente exigente, mas também de apoio, onde possa desenvolver competências e consolidar uma prática clínica de excelência, ao serviço dos utentes e do SNS”, afirma a diretora clínica da ULS Braga, Aldara Braga.
Após a conclusão da Formação Geral, os médicos podem optar por uma área de especialização, dando início a um novo ciclo de internato, com duração variável entre quatro e seis anos, consoante a especialidade escolhida.
Atualmente, a instituição garante cuidados de saúde a cerca de 320 mil utentes de forma direta e a mais de 1,2 milhões de forma indireta, contando com mais de 4.500 profissionais ao serviço da população.
