ULS Braga cria consulta Teens+ para aproximar cuidados de saúde dos adolescentes e jovens adultos

Artur Manes, um jovem de 18 anos, foi o primeiro adolescente utilizador da nova consulta da ULS Braga – a consulta ‘Teens+’. Esta consulta, que se realiza na USF Saúde Oeste, no concelho de Braga, com uma frequência de uma vez por semana, destina-se a jovens entre os 10 e os 24 anos.
Artur, que estuda na Escola Profissional de Braga, conta que a médica que o acompanha lhe falou desta consulta e, por isso, decidiu vir experimentar. “Desde pequeno sempre tive problema com acne, e ainda continuo a ter. Ajudaram-me muito, passaram receitas para medicamentos e cremes do rosto. Também me ajudaram um pouco com problemas psicológicos. Estava meio confuso com algumas coisas e com um bocado de ansiedade”, explica.
O jovem espera que outros adolescentes “possam falar livremente e que se sintam livres para falar com as médicas”. “Elas são ótimas profissionais e estão sempre de braços abertos”, acrescenta.
A Médica Interna de Medicina Geral e Familiar, uma das responsáveis por esta consulta e médica de Artur, refere que aproveitou a ideia do centro de saúde onde fez o internato geral, em Setúbal. Catarina Roteia explica ainda que a consulta tem duas vertentes: a “programada” e a “porta aberta”.
Todas as quartas-feiras, entre as 17h00 e as 20h00, o adolescente ou jovem adulto poderá marcar consulta e aparecer no horário combinado ou, então, aparecer entre estas horas.
“Estamos numa altura que falamos muito em redes sociais, bullying, saúde mental e doenças sexualmente transmissíveis. Estes temas estão cada vez mais em voga e penso que os nossos adolescentes estão expostos aos riscos”, nota a médica.
