Quedas no Turismo em Portugal devem rondar os 60 a 70% em 2020

Entrou esta quarta-feira em vigor o programa Apoiar.pt, ao qual já podem ser apresentadas as candidaturas para um apoio de 20% relativamente às quebras de faturação nos primeiros nove meses deste ano, face a igual período de 2019.
“Portugal deverá ter perdas a rondar os 60 a 70% nos proveitos turísticos, este ano, face aos números extraordinários de 2019”. Os números aproximam-se dos da Organização Mundial de Saúde e foram avançados pela secretária de Estado, Rita Marques, no debate promovido, esta quarta-feira, pela Portugal Ventures.
“Foram hoje anunciadas mais medidas que espero que sejam úteis. O Apoiar.pt é um programa que ventila apoios a fundo perdido para micro e pequenas empresas”, acrescentou.
O futuro do sector deverá passar pelo “green tech for tourism, a tecnologia verde para o turismo, importante até tendo em conta as prioridades fixadas no contexto da União Europeia, um turismo mais verde e sustentável”.
“Tem sido uma área de muito interesse e investimento por parte do Turismo de Portugal”, referiu ainda Rita Marques.
A secretária de Estado acredita que Portugal poderá ter um “posicionamento interessante nas soluções tecnológicas e digitais associadas ao turismo, como sistemas de pagamento sem contacto, e à extracção de informaçao de data”.
Rita Marques anunciou ainda “um sonho que em breve irá ser materializado, o hotel do futuro, um projecto que tem vindo a ser trabalhado, que passa por criar uma estrutura e unidade hoteleira do futuro, ancorada nas escolas de turismo, que possa ser um teste piloto para tudo o que são soluções inovadoras na área do Turismo”.
