TUB passarão a ter câmaras de inteligência artificial para detetar estacionamento ilegal

Projeto-piloto prevê instalação de câmaras nos autocarros das linhas 40 e 41, linhas que atravessam zonas da cidade com grande densidade populacional.

Os autocarros dos Transportes Urbanos de Braga das linhas 40 e 41 passarão a contar com câmaras de inteligência artificial, para detetar estacionamento ilegal.


Trata-se de um projeto-piloto, com a duração de dois meses, apoiado pelo EIT Community AI Challenge, do qual Braga e a Hayden saíram co-vencedores. Serão instaladas câmaras de visão AI nos autocarros dos TUB nas linhas que atravessam zonas da cidade com grande densidade populacional, inclusivamente o Hospital de Braga.


Com as capacidades de deteção em tempo real, a plataforma automatizada da Hayden AI permitirá reduzir significativamente as infrações de estacionamento ilegal, melhorando assim a pontualidade dos autocarros e aumentando a segurança rodoviária em Braga.


A apresentação do projeto-piloto decorre esta segunda-feira e contará com a presença de Olga Pereira, vereadora da Câmara Municipal de Braga, e Jezabel Martínez Fábregas, da Hayden AI.


Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv