TUB “à espera do TC” para compra de 25 autocarros a gás natural

As expetativas apontavam para a chegada dos novos autocarros dos Transportes Urbanos de Braga em abril, mas a aquisição das 25 viaturas prometidas continua a aguardar luz verde do Tribunal de Contas.
Os TUB têm em circulação, atualmente, 13 autocarros elétricos, mas em julho do ano passado seria lançado o concurso público para a compra de 25 autocarros movidos a gás natural. A expectativa passava por ver chegar os primeiros autocarros ainda em 2020, o que não aconteceu.
No passado mês de outubro, quando interpelado pelo então vereador da CDU, Carlos Almeida, o presidente do município de Braga, Ricardo Rio, anunciou, em sede de reunião de executivo municipal, que as novas viaturas dos TUB chegariam em abril deste ano. Foi prometida a renovação de um terço da frota, mas o problema estará na falta de validação do Tribunal de Contas. Recorde-se que para esta aquisição, a empresa municipal recorrerá a um financiamento bancário de dez milhões de euros.
Contactado pela Rádio Universitária do Minho, o administrador da empresa municipal, Teotónio Santos revelou que “o contrato está assinado”, mas só produzirá efeitos depois do visto do Tribunal de Contas. “O processo está no Tribunal de Contas e aguardamos a qualquer momento que possa vir o processo visado para o executar”, explicou. O administrador garante que depois do visto, a produção dos autocarros “é muito rápida”.
