Três semi-finalistas repetem presença; Embaixadores projectam Final Four

Quatro participantes e três repetentes da edição anterior. O Vitória SC é a única equipa que não esteve na Final Four da Taça da Liga na época passada.

Na apresentação da competição, esta quinta-feira, os embaixadores dos clubes deixaram claro que, antes de pensar na conquista do troféu, é essencial focar nas meias-finais. A primeira, que se joga no dia 21 de Janeiro,  terça-feira, é uma reedição do ano anterior. A segunda, a realizar-se no dia seguinte, reúne duas equipas que ainda não venceram a competição.



Alan espera desfecho diferente; Manuel Fernandes enaltece importância do fair-play


Em 2018/2019, o SC Braga foi eliminado pelo Sporting CP, também nas meias-finais, nas grandes penalidades. Alan, embaixador do clube minhoto, espera agora um desfecho diferente, se possível “sem ir a penalties”, já que considera que a formação leonina é “muito forte” nesse capítulo.


Considerando que são “duas equipas que jogam um bom futebol”, o antigo capitão do SC Braga, que venceu a prova em 2012/2013, perspectiva “uma partida complicada”. “Jogando em casa, temos mais força. Todos os jogos são para ganhar. Infelizmente perdemos a outra meia-final. Esperamos ganhar esta e também a taça”, refere.


Braga tem sido uma cidade talismã para o Sporting. O clube leonino venceu as duas edições disputadas no concelho minhoto, a últimas das quais frente ao FC Porto. Apesar do sucesso do emblema de Alvalade na prova, Manuel Fernandes, representante dos leões, afirma que a final do ano passado ficou marcada pela “não existência de fair-play”. 


“Não deram mérito à vitória do Sporting. Não se portaram bem na entrega do troféu”, refere, aludindo ao facto de os jogadores e staff técnico do FC Porto não terem esperado que os adversários subissem ao palanque. Em relação à actual edição, o antigo ponta de lança do Sporting destaca a ausência do “líder do campeonato [Benfica]” e refere que estão presentes “quatro equipas que praticam bom futebol”.



Vitória SC estreia-se no novo formato; FC Porto procura primeiro título

A segunda meia-final realiza-se no dia 22, uma quarta-feira, e opõe o Vitória SC ao FC Porto. É a segunda vez que o clube minhoto chega às meias-finais, a primeira no sistema de Final Four. 


Perspectivando “um jogo difícil”, Neno, embaixador dos vimaranenses, enaltece que a equipa chega a Braga “com o intuito de ganhar”, apoiada pela massa associativa. “Nós contamos com eles. Faz parte do ADN do Vitória os adeptos acompanharem-nos em qualquer parte do mundo. Ainda por cima sendo aqui perto, a afluência ainda será maior”.


A par do Vitória SC, o FC Porto ainda não venceu a Taça da Liga, contando já com três finais perdidas. Antes de falar na possibilidade de conquistar o troféu, Fernando Gomes, representante do clube, lembra que é necessário vencer os vimaranenses, destacando o percurso “brilhante” feito na fase dos grupos, onde eliminaram o Benfica.

Por essa razão, o antiga ponta-de-lança dos portistas fala de um adversário “muito forte”. Sobre o jejum de títulos na prova, Fernando Gomes destaca que “não há nenhuma equipa que vença sempre”, mas que existe “a obrigação de procurar vencer todos os jogos, nem que seja preciso ir ao limite”.


Pela terceira época consecutiva, o Estádio Municipal Braga acolhe a fase decisiva da Taça da Liga. A final está agendada para dia 25, sábado.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Espaço RUC
NO AR Espaço RUC A seguir: Music Hal às 09:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv