Três ambulâncias e dois veículos de apoio partem de Braga para a Ucrânia

De Braga e para a Ucrânia partiram, esta terça-feira, mais três ambulâncias e dois veículos de apoio. Os equipamentos resultam da campanha solidária ‘Uma Ambulância para a Ucrânia’, lançada, em agosto, pela UPE- Associação Centro Social e Cultural Luso Ucraniano, e da parceria com a Associação Oranta, do Algarve.
De Braga saiu uma ambulância, uma viatura Citroen C5, que servirá para apoiar o resgate de doentes e feridos, bem como alguma ajuda humanitária como medicamentos, roupa e enlatados. Do Algarve, saíram as outras duas ambulâncias e um jeep.
Recorde-se que em novembro passado, no âmbito da campanha solidária da associação bracarense, partiram três ambulâncias para a Ucrânia. Abraão Veloso, presidente da Associação Centro Social e Cultural Luso-Ucraniano, destaca a solidariedade da população e das entidades parceiras. “Surgiu-nos o pedido para mais uma ambulância e conseguimos pela ajuda de pessoas extraordinárias”, salienta.
Os equipamentos serão transportados em direção à Polónia, que posteriormente dará apoio ao Hospital Central de Kherson. Roman Grymalyuk da Associação Oranta do Algarve revela que as ambulâncias foram “modificadas e camufladas para fazer o resgate de feridos nas linhas de combate”.
Por sua vez, Altino Bessa, vereador na Câmara Municipal de Braga, parceira nesta iniciativa, realça a adesão “muito significativa” à campanha solidária, tendo, na sua ótica, superado as expectativas.
