CIM Ave. Transdev começa a operar na região a partir de sábado

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave terá uma nova empresa a fazer o serviço de transporte públicos de passageiros a partir de sábado, 1 de janeiro. A Transdev substitui a Arriva, cujo contrato termina um dia antes, a 31 de dezembro.
O acordo, válido até 31 de agosto, foi assinado esta quarta-feira, por ajuste direto, no valor de 1,2 milhões de euros. Num esclarecimento prestado à RUM, a CIM Ave explica que este modelo contratual se justifica pelo facto de ser “um processo urgente”, já que a Arriva comunicou a intenção de deixar de operar na região apenas em outubro.
“Iniciamos de imediato uma consulta preliminar ao mercado, dirigida a 10 operadores, para estabelecer o preço base do procedimento de contratação. A Transdev foi a única a apresentar uma proposta”, acrescenta.
Esta foi a solução encontrada na sequência do atraso na implementação do novo serviço de transportes intermunicipal que tinha sido contratualizado anteriormente e que só deve entrar em vigor em setembro.
Neste caso, o concurso público internacional foi lançado pela CIM Ave em junho de 2020 e o contrato de concessão foi assinado em junho de 2021 com o consórcio de empresas designado ‘Partícula Andante – Sociedade de Transportes’. É liderado precisamente pela Transdev, contando ainda com a Auto Viação Landim, a Vale do Ave e a UTS.
A comunidade intermunicipal está neste momento “a reunir a última documentação” requerida pelo Tribunal de Contas, de forma a obter luz verde. “Após a obtenção desse visto, existe um período de transição que teremos que respeitar, pelo que está previsto o início da concessão em setembro”, complementa.
