Trabalhadores da Bosch Braga em greve esta sexta-feira

Os trabalhadores da Bosch Braga cumprem esta sexta-feira uma greve de 24 horas. A paralisação é convocada pelo SITE Norte (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Norte).
As motivações do protesto estão relacionadas com os “escassos aumentos salariais” e a “gritante discriminação” na aplicação dos mesmos por parte da multinacional, entre outras questões, justifica o SITE Norte em comunicado.
O sindicato alega que a empresa “insiste em desvalorizar os salários dos trabalhadores mais antigos e discriminar em direitos (a exemplo a não aplicação de diuturnidades) aos trabalhadores mais novos”.
Recordando que a multinacional regista mais de mil milhões de faturação no polo de Braga, além de receber habitualmente dinheiros públicos, o sindicato refere que mesmo assim “[a Bosch] insiste em desconsiderar quem lhe produz a riqueza, trabalhadores estes que hoje, face à perda de poder de compra, vêm os seus rendimentos mingar a cada mês assim como uma aberrante desvalorização das carreiras, da dedicação e experiências acumuladas”.
“Os horários desregulados, os ritmos intensos de trabalho, a retirada de direitos às novas gerações, os baixos salários praticados e a pressão exercida sobre os trabalhadores tem, não só afastado trabalhadores da empresa, como desgastado quem, com mais ou menos tempo de casa, sempre zelou e pautou o seu trabalho com profissionalismo”, pode ainda ler-se no referido comunicado.
