Tiago Alves, medalhado de bronze no Europeu Universitário após lesão: “Tinha tudo para desistir”

Teve a carreira em risco, ficou dois anos e meio parado e, no final de julho, conquistou a primeira medalha internacional. Representando a Universidade do Minho na modalidade de taekwondo, categoria de -80kg, Tiago Alves alcançou o bronze no Europeu Universitário que decorreu em Lodz, na Polónia.
Em entrevista no programa RUM(O) Desportivo, emitido esta sexta-feira, o barcelense de 21 anos assinalou a importância do momento, mas preferiu apontar a “voos maiores”. “Quero usar esta vitória como trampolim para elevar a minha performance”, sinalizou o atleta, que juntou este resultado ao título nacional universitário.
No currículo referente a 2022, o atleta do Grupo Desportivo de Prado conta com a prata no campeonato nacional absoluto, tendo ficado atrás de Júlio Ferreira, do SC Braga, que também passou pela academia minhota. Surgiu na primeira época oficial como sénior, um ano depois do título nacional no escalão sub-21.
Essa prova, realizada em julho de 2021, em Santa Maria da Feira, marcou o regresso de Tiago Alves à competição, após uma longa paragem devido a uma lesão no joelho, contraída a combater no início de 2019. “Depois de tanta frustração”, conta, destaca “a sensação de volta a estar num tatami”, algo que “podia nunca mais acontecer”. “Nem foi tanto estar focado em ganhar ou não”, confessa.
O atleta minhoto não tem dúvidas em eleger o período da lesão e, consequente, recuperação como “o desafio mais difícil” da sua vida. “Primeiro foi complicado marcar a cirurgia porque elas são caras. Depois, apesar de ter corrido bem, o joelho nunca fica igual ao que era antes. Ainda hoje sinto que não é o mesmo”, detalha.
Tiago Alves sonha com título olímpico
O atleta recém licenciado em Engenharia Informática confidencia que é necessário ter uma preparação meticulosa, adaptando “o que pode fazer nos combates e com que frequência para prevenir lesões”, algo que se vai manter “até ao resto da vida”.
Depois da ‘tempestade’, Tiago Alves sonha com ‘um lugar ao sol’ no patamar mais alto do desporto: ser campeão olímpico. Estando integrado na qualificação olímpica para Paris 2024, no horizonte está sobretudo Los Angeles 2028.
“Todos estes passos e estas provas servem para ganhar experiência e bagagem para depois vencer um dia [a medalha de ouro]”, analisa.
