Theatro Circo recebe espetáculo de dança centrado em questões feministas

A Arte Total apresenta o Projeto Clementina esta sexta-feira e sábado, às 21h30, no Theatro Circo. Trata-se de um espetáculo de dança que explora a história de vida de Clémentine Delait, uma mulher com barba.


Em declarações à RUM, Cristina Mendanha, da direção artística, explica que o projeto parte da história de vida de Clémentine Delait, “uma mulher que assumiu a barba no século XIX”. “Recorremos ao livro de Chimamanda Ngozi, intitulado ‘Para educar crianças feministas’, para construir este trabalho que vai ser realizado em dois dias”, refere. Na sexta-feira, sobem ao palco os bailarinos da Arte Total, no sábado, juntam-se a eles cerca de 80 crianças.


Segundo Cristina Mendanha, trata-se de “um trabalho que carrega uma poética feminista, alinhando-se com uma postura ética, estética e política de resistência para a criação de outras figurações possíveis para o feminino, para o corpo e para a subjetividade”. 

“De forma a criar pontes e ligações entre várias pessoas e intervenientes da comunidade”, a produção conta, maioritariamente, com música de artistas de Braga, nomeadamente do disco ‘Fura Olhos’ de Miguel Pedro Magalhães e de Inês Malheiro. O guarda-roupa inclui saias de palha produzidas por uma associação de Fafe.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv