Theatro Circo apresenta documentário que espelha atual cenário na Colômbia

O documentário ‘Colômbia, depois de 100 anos de solidão’ é exibido esta quarta-feira, às 21h30, no Theatro Circo. A obra, que integra o projeto ‘Sonhos lúcidos’ desenvolvido por Fernando Almeida e João Campos, dá a conhecer a realidade de vários territórios através da imagem e do vídeo.
Com título alusivo à obra de Gabriel García Márquez, o mais recente trabalho “procura espelhar o atual cenário do país da América Latina”. À RUM, Fernando Almeida, explica que “para além da droga e da luta armada, muita gente conhece os ‘Cem Anos de Solidão’ e quando fomos para o país verificamos que está muito diferente”.
Os autores viajaram para a Colômbia no início de 2020 com o objetivo de partilhar as problemáticas com o resto do mundo. Fernando Almeida admite que a realidade encontrada não correspondeu exatamente às expectativas. “A realidade ultrapassa sempre a nossa imaginação e o que mais me espantou foi o número de mortes, não temos ideia da quantidade de pessoas que estão desaparecidas e mortas por essas atividades”, começa por dizer. “É uma coisa monstruosa e que não se fala muito”, sublinha.
O documentário destaca várias questões atuais, como as alterações climáticas na Amazónia. João Campos revela que, através de conversas com a população local, torna-se evidente as complicações vividas no país. “Falam do passado, da luta armada, da droga e agora das questões do Governo e da falta de liberdade”, revela. “Uma das questões que afloraram foi que para exercerem qualquer atividade ainda têm que pagar a grupos da máfia”, acrescenta.
