Theatro Circo acolhe peça trágico-cómica encenada por Pedro Penim

‘Casa Portuguesa’ é o título do espetáculo encenado por Pedro Penim, atual diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II, que sobe ao palco do Theatro Circo este sábado. Trata-se da história de um ex-soldado da Guerra Colonial que, dialogando com os seus fantasmas, se vê confrontado com a decadência e a transformação do ideal de casa, família e país.
O texto foi criado a partir de um diário de guerra do pai, Joaquim Penim, o fado ‘Casa Portuguesa’ e o ensaio ‘Filosofia della casa’, de Emanuele Coccia. No palco as personagens de João Lagarto, Carla Maciel e de Sandro Feliciano abordam diversos temas e questões da atualidade, como o machismo e o feminismo.
“Falamos sobre o conceito de casa portuguesa e das transformações que estão a acontecer neste momento”, explica à RUM Carla Maciel, sublinhando a importância da peça “que confronta as normas e combate o preconceito ainda vigente na sociedade”.
A atriz fala de um “espetáculo ativista e didata” pelos temas que retrata. “Acaba também por ser cómico pela personagem do avô/pai que tenta perceber estas novas linguagens e que para ele são inconcebíveis”, refere, acrescentando que para muitas pessoas ainda é difícil de entender. “É um espetáculo muito delicioso precisamente por esse lado trágico-cómico”, considera.
A peça sobe ao palco bracarense este sábado, às 21h30.
