Theatro Circo acolhe peça que reflete sobre o atual sistema de trabalho

‘[O SISTEMA]’. Esta é a mais recente criação de Cristina Planas Leitão e sobe ao palco do Theatro Circo, esta sexta-feira. Trata-se de um espetáculo “multidisciplinar”, no sentido em que, apesar de a dança ser a principal forma de linguagem, o projeto “trabalha as diferentes camadas, a palavra, a música e a luz, de uma forma muito semelhante”.
Aos microfones da RUM, a diretora artística fala de uma peça que “reflete sobre o atual sistema de trabalho”. “Reflete sobre a quantidade de tempo que passamos nos mesmos sítios, sobre a psicologia do trabalho, as relações laborais, de poder e de submissão, a ideia de insistência e também sobre como é que este coletivo pode criar uma certa resistência a isso mesmo”, explica, acrescentando que, na verdade, coloca em causa o sistema capitalista.
No palco estarão três bailarinas que, com recurso a auriculares, receberão, em tempo real, indicações da própria diretora artística.
Cristina Planas Leitão explica que o projeto teve como ponto de partida uma criação anterior. “Senti que queria continuar a explorar um dispositivo que utilizei na última peça, onde a intérprete em palco, também com uns auriculares, ouvia ordens minhas constantes. Ou seja, quis tentar questionar e explorar a ideia da autoridade”, conta. A coreógrafa complementa que a peça nasceu também pelo seu interesse em questionar, sobretudo num período pós-pandemia, “o tempo que passamos nos nossos trabalhos, as relações que criamos e esta ideia que é incutida em nós de que precisamos mesmo de trabalhar, vários dias por semana e várias horas”.
Cristina Planas Leitão mostra-se “entusiasmada” por apresentar o seu mais recente trabalho em Braga, no “lindíssimo” Theatro Circo.
‘[O SISTEMA]’ sobe ao palco esta sexta-feira, às 21h30.
