Tesouro-Museu da Sé cria “presépio contemporâneo” para ajudar a Cáritas

‘Embalo’. Este é o nome da campanha solidária levada a cabo pelo Tesouro-Museu da Sé de Braga, lançada esta quinta-feira. Por ocasião do Natal, o projeto materializa-se, desta vez, numa peça representativa da Sagrada Família, criada e replicada em pasta de porcelana. A autoria é de Alberto Azevedo e Cristina Vilarinho, que compõem o projeto ‘A2’.

Para o deão da Sé, o cónego José Paulo Abreu, a obra, considerada como “um presépio contemporâneo”, transmite “uma sensação de circularidade e de movimento”, que “cria uma unidade e uma comunhão muito grande”. “Quando olhamos para uma figura pequenina como esta, não podemos deixar de pensar nas crianças que estão na Palestina, em Israel, na Ucrânia e na Rússia. É um mundo que precisa de encontrar caminhos novos”, acrescenta.


As peças estão à venda na loja do Tesouro-Museu da Sé de Braga, a um preço de 40 euros, 10 dos quais revertem para a Cáritas Arquidiocesana de Braga. O diretor do espaço, o cónego João Paulo Abreu, destaca a importância deste tipo de iniciativas – acontecem em períodos como a Páscoa e o Natal -, no sentido dar “uma tonalidade especial”, assente na “solidariedade” e na “caridade” e recorrendo a artesãos da região, neste caso de Guimarães.

Também a participar na apresentação do ‘Embalo’, o presidente da Cáritas Arquidiocesana de Braga, João Nogueira, agradece o contributo, ao assinalar “os benefícios financeiros, essenciais para a atividade”, além de elogiar a qualidade da peça. Por parte da Câmara Municipal de Braga, a vereadora da Inovação e Coesão Social, Carla Sepúlveda, enaltece o relevo destas parcerias “importantes” entre diferentes organismos do concelho.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Espaço RUC às 07:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv