Paulo Cunha e a lista do PSD pelo distrito.”É importante que exista renovação”

Ainda não foram lançados publicamente os nomes de candidatos a deputados do PSD pelo distrito de Braga, mas é certo que a lista vai apresentar “novos rostos”, afiançou à RUM Paulo Cunha, ele que admite também que alguns deputados em funções vão continuar em lugares elegíveis.
A lista será aprovada em sede distrital este fim-de-semana e seguirá para os órgãos nacionais na próxima semana, mas nem todos os concelhos do distrito estarão representados, admitiu o antigo presidente da Câmara Municipal de Famalicão que vinha sendo apontado como putativo rosto do PSD no Minho tendo em vista as eleições europeias de junho, antes do governo socialista cair. Agora, recusa falar na sua disponibilidade para integrar as listas do PSD nas eleições legislativas, mas também não revela qualquer nome.
Atualmente são oito os deputados do PSD eleitos pelo distrito de Braga: André Coelho Lima, Firmino Marques, Clara Marques Mendes, Gabriela Fonseca, Jorge Paulo Oliveira, Bruno Coimbra, Carlos Eduardo Reis
e Carlos Cação. Ainda que assuma que “não seria um problema grave se a lista fosse a mesma”, Paulo Cunha explica que “é importante e desejável que exista renovação”.
“Teremos novidades, gente nova e gente diferente nas listas, mas também teremos alguma continuidade, também há pessoas que têm assento parlamentar de há uns anos a esta parte e que continuarão, espero eu, a merecer a confiança do país, quando no dia 10 de março for chamado a votar”, referiu.
Olhando para o distrito de Braga, o desígnio “é ter pessoas que estão melhor colocadas no terreno para serem elementos ativos no desempenho da função parlamentar, na defesa dos interesses do país e que levem ao Parlamento sensibilidades locais”. Reconhecendo que “não será possível ter uma pessoa de cada concelho”, o presidente da distrital do PSD refere também “questões etárias, profissionais e de género” na constituição da lista.
O social democrata bracarense, Hugo Soares, deverá regressar ao Parlamento, mas a sua indicação surgirá, ao que tudo aponta, pela nacional do PSD, enquanto que estão na calha nomes como João Granja, presidente da concelhia do PSD de Braga ou João Rodrigues, antigo líder da JSD Braga e vereador no Município de Braga, este último que também não estará descartado para as autárquicas de 2025. Ao que a RUM apurou, Olga Pereira, vereadora do PSD no Município de Braga terá declinado o convite para integrar a lista do PSD pelo distrito. Incertezas também quanto ao próprio líder da distrital de Braga do PSD, Paulo Cunha.
