“Temos de ter ambição e lutar por objetivos altos, em cada jogo olhar com o objetivo de ganhar”

O SC Braga recebe, este domingo, na Pedreira, o Moreirense, uma equipa que, na ótica de Artur Jorge, “está a fazer uma época bastante boa, acima das suas expectativas”. “Espera-nos um jogo difícil. Vamos tentar ser mais eficazes na nossa exibição para vencer, pois é esse o único objetivo”, apontou Artur Jorge, na antevisão à partida.
Depois do empate com o Chaves, o técnico arsenalista ouviu alguns assobios vindos da bancada e reconhece que “em Braga e em Portugal somos peritos no julgamento em cima do momento, sem termos a racionalidade de avaliar o que é feito”. “Se me desagrada e fico desiludido? Claro que sim. Em relação a mim, não há ninguém que me dê lições de ‘braguismo’. A ambição faz-se através do trabalho e do desempenho, mas estamos sujeitos ao julgamento”, acrescentou.
A equipa conquistou um título, a Taça da Liga, e Artur Jorge pede que os adeptos sejam “agregadores e sentir a energia dos adeptos aqui dentro, que não haja um sentimento de tensão por jogar em casa”. “Aos 20 minutos, no jogo com o Chaves, ouvíamos assobios e isso não é benéfico para ninguém. A equipa deu provas, venceu um título. Não podemos passar do 8 ao 80. Fizemos um jogo muito bom, tivemos 25 oportunidades, fomos dominadores e não há nada a apontar aos jogadores”, disse.
O treinador admite que o SC Braga podia “ter mais pontos do que os que tem”, mas o importante é “ter capacidade de trabalhar no campo e, do ponto de vista mental, controlar as expectativas”.
“Teremos de ter ambição e lutar por objetivos altos, em cada um dos jogos olhar com o objetivo de ganhar. Vencemos um título, não nos deram nada por acaso, e a distância para os três primeiros vai obrigar a um tremendo esforço, queremos aproximar-nos, mas também temos de olhar para quem está atrás, temos equipas próximas de nós”, afirmou. Para o técnico, o Braga tem que “ter a humildade de olhar para cima, mas também de quem está atrás”.
O Sporting de Braga não vence em casa há dois meses, desde o triunfo por 3-1 sobre o Estoril Praia (03 de dezembro de 2023), sendo que nos 12 jogos seguintes que realizou, em diversas competições, só por mais três ocasiões jogou na ‘Pedreira’.
Ainda sem Niakaté e Banza, a disputarem a CAN2023 por Mali e Congo, respetivamente, nem com Bruma e Marín (lesionados), o técnico já vai poder contar com os médios João Moutinho e Vítor Carvalho que falharam o encontro com os flavienses devido a castigo.
Sporting de Braga, quarto classificado, com 37 pontos, e Moreirense, sexto, com 32, defrontam-se a partir das 20h30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, jogo que será arbitrado por João Pinheiro, da associação de futebol de Braga.
