“Temos ainda um grande montante do Portugal 2020 por executar”

José Manuel Fernandes alerta para a importância de o país não se esquecer que ainda tem de finalizar o Portugal 2020, estratégia responsável pela aplicação dos fundos da União Europeia no período 2014-2020. Ainda faltam concretizar cerca de 10 mil milhões de euros ao abrigo desse programa.
No webinar ‘NextGenerationEU – novas oportunidades para o desenvolvimento económico do Minho’, realizado esta sexta-feira, o eurodeputado deu o exemplo da região Norte. Dos 3,4 mil milhões de euros previstos, a taxa de execução ronda os 52%. “Ainda temos um grande montante de fundos por executar. Isso devia ser uma preocupação”, refere, considerando que a situação tem sido “pouco abordada”.
O presidente da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte também falou sobre o assunto no evento organizado pelo CIED Minho, em parceria com a Câmara Municipal de Guimarães e a Biblioteca Raúl Brandão.
No cargo há cinco meses, António Cunha desvaloriza o estado do processo. O antigo reitor da Universidade do Minho prefere salientar que “toda a verba já está comprometida”. “Não tenho dúvida que executaremos tudo dentro do prazo”, remata.
