Teleférico de Guimarães reabre ao público este domingo

Ao fim de cinco meses de intervenção preventiva, o Teleférico de Guimarães reabre ao público este domingo, dia 31 de maio, pelas 10h00.
Inicialmente programado para reabertura em março, esta foi adiada devido ao atraso no fornecimento de algumas peças necessárias.
Na altura, o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Ricardo Araújo, reconheceu que os comerciantes da Penha estavam ansiosos com o regresso uma vez que o equipamento chama mais turistas na zona.
“É importante que entre em funcionamento por todas as razões, também para o comércio local. Compete-nos fazê-lo com a maior brevidade possível, mas mais importante é que esse funcionamento seja retomado com todas as condições de segurança”, ressalvou.
A paragem, de carácter periódico e obrigatório, incidiu sobre componentes críticos, designadamente as pinças de fixação e os sistemas de suspensão das cabines, tendo como objetivo assegurar a fiabilidade da operação e o cumprimento dos requisitos técnicos e regulamentares aplicáveis ao setor dos transportes por cabo.
À RUM, no início da intervenção, o presidente da Cooperativa Turipenha, Vítor Matos, assegurou que estes trabalhos são realizados “a cada cinco anos” porque implicam “uma desmontagem total dos mecanismos e análise destes em máquina própria na empresa fabricante”, refere.
“Não são situações reparáveis, ou está apto ou não está apto, o que não estiver é substituído. Poderia funcionar mais algum tempo, mas sempre foi feito com essa regularidade e estas especificações técnicas e mantemos, obviamente, mais que nunca toda esta prevenção”.
Com cerca de 1600 metros de comprimento de linha, com um desnível de 632 metros, 14 postes, o poste mais alto (n.º 11) mede 29.44 metros, dispõe de 40 cabines, das quais 32 com capacidade para 6 pessoas e 8 adaptadas para transporte de bicicletas com capacidade para 3 pessoas.
