Taxa turística municipal rendeu a Braga mais de 600 mil de euros

A taxa municipal turística de Braga, que foi cobrada entre março e outubro de 2024, rendeu ao município de Braga cerca de 600 mil euros – mais 100 mil euros que em 2023. Quem o diz é o presidente da autarquia, Ricardo Rio, que aponta 2024 como o “melhor de sempre” em termos de dormidas no concelho.

“Vamos bater o recorde anterior, que já vinha de 2019, que foi a última marca máxima que tínhamos tido. Foi um ano muito positivo em que também diluímos as visitas ao nosso concelho por todo o ano e, portanto, acabamos por combater, de certa forma, a sazonalidade turística, que é extremamente importante”, diz à RUM.

Para 2025, o valor fixado em um euro e meio não vai mexer. No entanto, algumas isenções vão cair. “Vão ser suprimidas porque entendemos que, neste momento, a dinâmica turística do conselho assim o justifica, mas vamos manter o valor de referência no euro e meio que, segundo eu tenho conhecimento, é dos mais baixos que existem a nível nacional”, acrescenta.

Ricardo Rio estima que, este ano, seja possível chegar aos 750 mil euros de receita graças à “quebra da sazonalidade” e ao “facto de existirem cada vez mais visitantes que se dirigem à cidade ao longo de todo o ano e não apenas nos períodos altos em que era feita a cobrança anterior”.

Partilhe esta notícia
Maria Carvalho
Maria Carvalho

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv