Tarta Relena cantam as tragédias e vozes do mediterrâneo em Braga

“Abrir mundos imaginários e formas de pensar em cada língua, para adicionar simbolismo e significado às nossas músicas”. É assim que o duo catalão chega a Braga para apresentar o álbum ‘És Pregunta’, este sábado, na sala principal do Theatro Circo, pelas 21h30.
Em palco, a soprano Helena Ros e a contralto Marta Torrella apresentam o resultado do que pela “primeira vez produziram” em conjunto. Aos microfones da RUM, Helena Ros confidencia que a produção deste disco “foi toda uma viagem”, em que descobriram uma nova sonoridade “sem depender do som de produtores”.
“Tentámos usar muitos sons naturais como água, fogo, sons de paisagens e samples da nossa voz para criar os vocais de apoio, harmonias e até percussão”, refere.
A soprano aponta que as duas estão em contacto com a música desde pequenas, quando cantavam num coro. Anos depois, recorda, começaram “a descobrir o som e o que queriam tentar cantar”.
Longe da língua saxónica, Helena e Marta escrevem e cantam nas línguas grega, italiana, ladina, sefardita, catalã e castelhana, descentralizando a música desta era e trazendo sonoridades envolvidas pelo mar Mediterrâneo para palco.
