Synergia vai formar idosos para o uso das novas tecnologias

A Synergia é a única associação juvenil do distrito de Braga que, até ao momento, aderiu ao projeto “Gerações em Rede”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
O objetivo, explicou à RUM Vítor Dias, diretor regional do Norte do IPDJ, “é capacitar os mais velhos ao nível das novas tecnologias, através de jovens voluntários de associações”.
No concelho de Braga, o protocolo foi estabelecido, até ao momento, com dez juntas de freguesia, abrangendo cerca de meia centena de pessoas. Por enquanto, só a instituição bracarense manifestou interesse neste projeto, mas as associações juvenis, estudantis, associações de pais, desportivas ou entidades privadas sem fins lucrativos podem inscrever-se até 31 de maio.
Para se candidatarem, as instituições devem ter “jovens voluntários com formação adequada nestas áreas e que tenham algum tempo disponível”, acrescentou Vítor Dias.
No âmbito do “Plano de Ação para a Transição Digital”, implementado pelo Governo, o Instituto Português do Desporto e Juventude tem abertas as candidaturas, até 31 de maio, para o programa “Gerações em Rede”. O objetivo é diminuir a infoexclusão digital da população adulta residente em Portugal.
As candidaturas para ambas as ações, são efetuadas através da plataforma dos programas do IPDJ com acesso em www.programasjuventude.ipdj.gov.pt.
