SYnergia promove inclusão social da comunidade sénior através da capacitação digital

A SYnergia vai capacitar a comunidade sénior de Braga para novas tecnologias. Trata-se do projeto ‘Gerações em Rede’, que arrancou esta terça-feira, no Centro Sénior de Real, pretende aproximar gerações e diminuir o isolamento desta comunidade.


O projeto envolve as várias freguesias da cidade e são as próprias juntas que identificam os candidatos. As ações de formação estarão ao cargo de jovens voluntários que, através da utilização de tablets, se propõem a aproximar diferentes gerações. Os grupos serão constituídos por seis a nove pessoas, sendo que cada ação deverá contar com nove horas.

À RUM, Ricardo Sousa, presidente da SYnergia, fala de um “projeto intergeracional” que promove a “inclusão social através da capacitação digital”. O objetivo é formar “pelo menos 500 idosos” da cidade de Braga.


“O conceito é juntar várias gerações com os mais novos a levar aos mais idosos esta facilidade de comunicação. Esta ferramenta de proximidade que pode e deve ajudar esta comunidade a comunicar com os familiares que estejam distanciados, a conseguir aceder à Internet, a pesquisar no motor de pesquisa temáticas com as quais se identifiquem”, explica, sublinhando a intenção de “aproximar gerações e comunidades”.


Além disso, pretende-se também, segundo Ricardo Sousa, chegar, ainda este ano, a mais de 500 idosos, “tendo em conta o crescimento em termos de parcerias”. Aprender a criar uma conta Gmail e a instalar aplicações, como o WhatsApp, são algumas das ações previstas. “São atividades muito fáceis, básicas e intuitivas para esta comunidade começar a ter contacto com esta realidade”, refere.

A iniciativa é gratuita. Os interessados podem dirigir-se às juntas de freguesia.

Partilhe esta notícia
Catarina Martins
Catarina Martins

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
SS 22
NO AR SS 22 A seguir: Sem Regras às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv