SYnergia abre bibliotecas em Cabo Verde e alarga atividade à Turquia e Índia

A SYnergia Portugal vai ajudar a abrir 17 bibliotecas em Cabo Verde, através de um parceiro local. A novidade foi adiantada pelo presidente da associação juvenil fundada em Braga e que tem, atualmente, uma dimensão internacional.


Entrevistado pela RUM, a propósito do 19º aniversário da estrutura, Ricardo Sousa adianta que “o grande projeto” será apresentado no dia 11 de julho. Sem revelar mais pormenores, explica que a iniciativa vai “orgulhar a cidade”, por “nascer em Braga para o mundo”.

Além de ter delegações em sete pontos do país e no país cabo-verdiano, a Synergia encontra-se implementada em Espanha, Brasil e São Tomé e Príncipe. O próximo objetivo é abrir espaços na Turquia e na Índia.


Ricardo Sousa assinala a importância de chegar ao continente asiático e, em particular, a solo indiano, tendo em conta “a formação de voluntariado” que é desenvolvida lá. “Talvez pelo nível de humanização que demonstram, é algo diferente. A forma de ver a vida, o mundo e o próximo é impressionante”, acrescenta.


Nesse sentido, destaca, “não só é levada a mensagem da SYnergia”, como é “possível beber muito daquilo que se faz noutros contextos, conhecendo e aprendendo com essas realidades”. A transformação comunitária é um dos pilares da associação juvenil, a par da cooperação, desenvolvimento sustentável e cultura e desporto.

A cerimónia do 19º aniversário da SYnergia está marcada para as 15h30, no CADI – Centro de Artes e Desporto Inclusivo, na Praça Francisco Araújo Malheiro. A inauguração da exposição fotográfica ‘Presença Mágica: 25 retratos de implementação’, da responsabilidade da Betweien, será um dos pontos altos.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Music Hal
NO AR Music Hal A seguir: Olhar de Lá e de Cá às 08:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv