Suspensos voos de e para a UE a partir da meia-noite de quarta-feira

A partir das 24h desta quarta-feira estão suspensos todos os voos internacionais para fora da UE e de fora da UE para os aeroportos nacionais. A medida acaba de ser anunciada por António Costa, depois do encontro, por videoconferência, do Conselho Europeu.
No entanto, o primeiro-ministro anunciou também algumas excepções, nomeadamente as ligações com países extracomunitários com forte presença de portugueses. São eles o Canadá, EUA, Venezuela, África do Sul e Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. No que diz respeito ao Brasil, apenas será possível a ligação de Lisboa ao Rio de Janeiro e a São Paulo.
Os portugueses que queiram regressar ao país vão poder fazê-lo. António Costa assegurou pedir ajuda à TAP. Além disso, Portugal vai assegurar o repatriamento com os diferentes estados-membros.
“É uma luta contra o vírus, mas que temos de travar também por respeito aos nossos valores. Não podemos abandonar os portugueses que estão no estrangeiro, temos de estabelecer essa ligação”, afirmou o primeiro-ministro.
António Costa esclareceu ainda que “o Reino Unido, para efeitos de voos aéreos, é tratado como país da União Europeia e continua abrangido no quadro da liberdade de circulação dentro do espaço europeu”.
O Conselho Europeu reuniu-se, esta terça-feira, para discutir “as medidas a adoptar para evitar uma crise económica profunda”. Os países da União Europeia, disse o primeiro-ministro, terão que autorizar as exportações de modo a que nada falte a nenhum dos estados membros, nomeadamente ao nível de material de protecção individual para hospitais.
António Costa fez ainda saber que os ministros do Trabalho vão discutir, esta quarta-feira, um mecanismo que reforce os subsídios de desemprego, tentando também estabelecer medidas que permitam evitar lay-off por parte das empresas.
