Supercomputador Deucalion  inaugurado a 6 de setembro em Azurém

O supercomputador Deucalion vai ser inaugurado a 6 de setembro, na Escola de Arquitetura, Arte e Design da UMinho, no campus de Azurém, em Guimarães. A sessão está agendada para as 14h30.

Este é um dos quatro exemplares a funcionar no país, coordenados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). 


O Deucalion, que esteve para ser instalado no AvePark, vai, afinal, ter morada em Azurém e a sua instalação era há muito ambicionada, uma vez que o BOB, primeiro supercomputador instalado em Portugal, em Riba d´Ave, está sobre grande pressão. De acordo com Rui Oliveira, diretor do MACC – Minho Advanced Computing Center, a solicitação nacional ultrapassou a capacidade da máquina em quatro vezes.

De acordo com o docente, está prevista que 65% das solicitações para utilização do Deucalion sejam de investigadores nacionais e 35% por investigadores europeus.

É estimado que o Deucalion consuma mais de um megawatt-hora, ou seja, o equivalente à quantidade de eletricidade usada por cerca de 330 casas durante uma hora. Recorde-se que o objetivo é que este supercomputador não venha a usar qualquer fonte de energia fóssil.

Segundo o Governo, o investimento na instalação do Deucalion é de 20 milhões, em que 35% do financiamento provém da União Europeia e os restantes 65% do orçamento da FCT [Fundação para a Ciência e Tecnologia], sendo que a última parcela do investimento será transferida apenas após o início de atividade o equipamento”.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Rádio RUM em Direto Logo RUM
ON AIR Rádio RUM em Direto
aaum aaumtv