Suave Fest regressa para “continuar a mostrar a nova música” em Guimarães

O Suave Fest está de regresso ao Largo da Misericórdia, em Guimarães, nos dias 11 e 12 de Setembro. Hoje, o evento organizado pela Associação Convívio anunciou Chico da Tina, José Pinhal Post Mortem Experience e Utter como as primeiras confirmações de um cartaz que deve apresentar entre 7 a 8 artistas.

À RUM, José Manuel Gomes, um dos programadores do festival, revela que os primeiros três artistas vão ao encontro do desígnio do festival em “trazer a música nova e emergente nacional a Guimarães”. O trap-concertina de Chico da Tina, nome em ascensão na cena portuguesa, actua pela primeira vez em solo vimaranense. “É um fenómeno e cabe no espectro da nova música”, comenta José Manuel Gomes.


Utter, banda minhota com influências de Radiohead ou Sigur Rós, é outra das confirmações. Regressa depois de um longo hiato e a organização perspectiva ser “a grande aposta” do festival. “Pouca gente estaria à espera que eles regressassem tantos anos depois mas fizemos o convite e eles aceitaram. É o nosso joker, o grande destaque deste ano”.

O revivalismo da música popular portuguesa também estará presente com a actuação de José Pinhal Post Mortem Experience. Formada por membros de bandas como os Equations, Coelho Radioactivo ou Bruno de Seda, o projecto que desmistifica a obra do artista popular actua em Guimarães. “Vai ser um concerto de culto ao cancioneiro do José Pinhal”.

“Afluência do público ao festival tem sido cada vez maior”

O Suave Fest assinala este ano a sua 7ª edição e José Manuel Gomes entende que o festival está cada vez mais consolidado em Guimarães. “O balanço até à data é muito positivo. A afluência do público tem sido cada vez maior”, considera, garantindo que a aposta num cartaz composto por “artistas emergentes, da nova música nacional” veio preencher um vazio na oferta cultural vimaranense. “Esta abordagem não existia na cidade, de lá para cá mudou muita coisa, mas mantemos o propósito de trazer a nova música”.


O Suave Fest está previsto acontecer em Setembro e, apesar da distância temporal, é imperioso colocar a questão sobre o festival vai ou não realizar-se, em virtude do surto do novo coronavírus. José Manuel Gomes reconhece que todos os cenários estão em cima da mesa mas garante que o festival, seja este ano ou no próximo, vai acontecer.

Partilhe esta notícia
Pedro Magalhães
Pedro Magalhães

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Mil
NO AR Mil A seguir: Livros com RUM (rep.) às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv