Alunos da UMinho procuram oportunidades de emprego na ‘Startpoint Summit’

Um ponto de contacto importante para quem está a estudar mas quer saber mais sobre o mundo do trabalho e uma oportunidade de conhecer melhor o que procuram as empresas. No segundo e último dia da Startpoint Summit, no campus de Gualtar, a RUM ouviu alguns dos estudantes que não deixaram escapar a oportunidade de contactar com as empresas que participam no certame organizado anualmente pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho).
Terminada a licenciatura em Ciências da Computação, Bernardo Moniz esteve, hoje, no Complexo Desportivo da UMinho “a procurar ativamente a primeira oportunidade no mercado de trabalho”. O recém-licenciado, que já tinha visitado a feira no dia anterior, voltou para participar nas speed interviews com algumas das empresas “que já tinha entrado em contacto previamente”.
À semelhança deste ex-aluno da academia minhota, que participou em todas as edições do evento, também a recém-licenciada Sofia Marques visitou o espaço para participar nos momentos de networking.
“Já tenho vindo há outros anos também por causa do networking, que é sempre importante. Agora, como já terminei a licenciatura, estou à procura de trabalho e esta é realmente uma oportunidade ótima para contactar com empresas”, diz.
Para Michel Gonçalves, finalista do mestrado em Humanidades Digitais, a sua passagem pelo último dia do Startpoint Summit centrou-se num objetivo: uma oportunidade de estágio. De acordo com o estudante internacional, o evento e as atividades propostas durante estes dois dias, são “muito interessantes” uma vez que “põe as pessoas em contacto direto com as empresas que lhes interessam, quando normalmente o processo começa com o envio de CVs e não com um contacto humano”.
Com mais tempo para pensar, a um ano e meio de concluir o mestrado em Engenharia Biomédica, mas já com um leque de carreiras “mais alargado”, Tiago Lopes visitou o espaço “disponível para experimentar”.
“Esta é a segunda vez que eu venho ao evento. Vim cá o ano passado, gostei do evento, permitiu conectar com diferentes empresas, expandir contactos, ganhar brindes, também. Vou explorar um bocadinho e ainda bem que há eventos que promovem esse tipo de contacto”, sublinhou.
A Startpoint Summit terminou hoje no campus de Gualtar. De modo a promover a descentralização das oportunidades, o último dia do evento vai acontecer a 4 de novembro no pavilhão multiusos de Guimarães, especialmente dirigido aos alunos do campus de Azurém.
