Linha SOS-Psi disponível para dar resposta em situação de crise

Dar resposta a situações de crise psicológica é a missão da Linha de Intervenção Psicológica em Crise SOS – Psi. A funcionar há precisamente uma semana, esta linha foi criada pela Associação de Psicologia da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em articulação com o Centro de Medicina Digital P5, no seguimento da Linha SOS Covid-19 assim como de um projeto europeu coordenado pela UMinho, o SOS Digital, que deixou clara esta necessidade no seio da academia minhota.
A SOS Psi está disponível apenas para membros da comunidade académica. A RUM conversou com a coordenadora da linha, Eugénia Ribeiro Pereira, que explica que esta é uma ferramenta que não deve ser utilizada para monitorizar quadros clínicos, mas sim, como o nome indica para dar resposta a situações de alerta.
“Fazemos uma avaliação rápida da crise e o contexto que está a gerar a mesma. A resposta no momento pode passar por estabilizar a pessoa. Situações mais complicadas, por exemplo, alguém com intenções suicidas o nosso objetivo é desmobilizar a pessoa dessa tentativa”, refere. Para além disso, a equipa irá reencaminhar o utente para uma urgência psiquiátrica ou para acompanhamento em consultas no Centro de Medicina Digital P5 e/ou na Associação de Psicologia. Neste caso, os serviços têm custos associados.
Os fatores que podem contribuir para uma “situação de crise” são diversos desde “uma desorganização do ponto de vista cognitivo, emocional ou comportamental”, passando por experiências emocionais de ansiedade, tristeza profunda, episódios de violência ou pressão / ansiedade derivada de responsabilidades académicas. Eugénia Pereira alerta ainda para o impacto da guerra em pessoas mais vulneráveis emocionalmente que, em alguns casos, podem levar a situações de crise.
Todos os profissionais que estão a fazer atendimento na linha SOS-Psi estiveram em formação durante 6 a 8 meses. De frisar que são psicólogos com cédula profissional ou juniores em estágio profissional na Apsi supervisionados pelos docentes da Escola.
A Linha de Intervenção Psicológica em Crise SOS-Psi está disponível de segunda a sexta entre as 9h00 e as 18h00. Em caso de qualquer tipo de crise psicológica pode ligar o 253 144 420 sem qualquer custo associado para membros da comunidade académica da Universidade do Minho.
