Sócios do SC Braga votam esta sexta-feira; Salvador é o único candidato

As eleições para os órgãos sociais do Sporting Clube de Braga, referentes aos próximos quatro anos, realizam-se esta sexta-feira, no Altice Forum Braga. As urnas abrem às 10h e fecham às 22h.

Ao contrário do que aconteceu nos últimos dois sufrágios, António Salvador, atual presidente, concorre sozinho. Sob o mote ‘Este é o nosso Braga’, a lista é composta por 12 elementos.

A grande novidade é a entrada de Luís Machado para o cargo de presidente do Conselho Geral. Já José Manuel Fernandes e Gaspar Vieira de Castro mantêm-se como os responsáveis pela Assembleia Geral e pelo Conselho Fiscal, respetivamente. No que diz respeito à direção aparecem oito vice-presidentes, mais dois do que acontece atualmente.


Sai Fernando Parente, entram Joel Pereira, Cláudio Couto e Hugo Vieira e permanecem Gaspar Borges, Hernâni Portovedo, Manuel Costa, Manuel Serino e Paulo Resende.

Há 18 anos no cargo, António Salvador teve um adversário pela primeira vez em dezembro de 2013, quando venceu Nuno Carvalho, com 85,8% dos votos. Quatro anos mais tarde, reunindo 66,3% da preferência, o empresário bracarense derrotou António Pedro Peixoto ‘Pli’. Foi precisamente no último sufrágio que se registou a maior afluência de sempre, com 3.700 participantes, a que corresponderam 30.423 votos.

Ouvidos pela RUM (escutar áudio), os adeptos mostram-se, em larga medida, satisfeitos com o trabalho do empresário de 50 anos. No entanto, quanto ao facto de haver só uma lista, é algo que não satisfaz totalmente os sócios e simpatizantes do clube.

Quantidade de votos depende dos anos de sócio


É a primeira vez que as eleições para os órgãos sociais do SC Braga decorrem em contexto de pandemia. Face a esse cenário, os sócios são obrigados a utilizar máscara e a manter o distanciamento social de, no mínimo, dois metros no Altice Forum Braga. Terão ainda de levar a sua própria caneta e o respetivo cartão de sócio.

Apenas podem exercer o direito de voto os sócios inscritos até 31 de dezembro de 2020, com mais de 18 anos de idade e com as quotas em dia, que podem ser regularizadas no próprio dia da votação nos locais habituais ou no espaço onde acontecem as eleições.


O número de anos de sócio tem influência na quantidade de votos. De acordo com os estatutos do clube, atualizados em 2015, quem é sócio há, no máximo, cinco anos tem direito a um, quem está nessa condição há mais de cinco e há menos de dez tem direito a cinco e quem leva mais de dez anos de sócio tem direito a dez votos. Constam dos cadernos eleitorais 10.002 sócios aptos a participar no sufrágio.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Galiza Mais Perto
NO AR Galiza Mais Perto A seguir: Volta ao Mundo em 180 Discos às 22:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv