Socialistas “satisfeitos” com verba do PRR alocada à cultura no concelho

Os deputados socialistas destacam o investimento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) no Museu do Biscainhos, no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e no Mosteiro de Tibães. Os eleitos pelo círculo de Braga iniciaram, este domingo, na Póvoa de Lanhoso, um roteiro distrital ‘Cultural em Movimento’ para conhecer os investimentos do PRR.
A iniciativa, que termina esta segunda-feira em Cabeceiras de Basto, passou pelo Mosteiro de Tibães em Braga, onde Palmira Maciel salientou a importância deste investimento na cultura e no concelho.
Recorde-se que para o Museu dos Biscainhos está previsto um investimento total na ordem de 1.3 milhões de euros, para o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa a obra está orçada em cerca de 650 mil euros e para o Mosteiro de Tibães a intervenção tem um investimento previsto no valor 3.2 milhões de euros.
No total são cerca de 4.6 milhões de euros distribuídos por estes três equipamentos e que, no entender de Palmira Maciel, vão “enriquecer o património cultural bracarense”. “Estamos satisfeitos”, admite a deputada, avançando que os concursos já estão a ser “preparados”.
Por sua vez, o deputado Pompeu Martins frisa a “contínua aposta do Partido Socialista na cultura”. “Temos como meta atingir os 2,5% da despesa discricionária do Orçamento do Estado até ao final da legislatura, sendo que já temos um conjunto investimentos na área da cultura notáveis”, considera, sublinhando o aumento de 114% de apoios sustentados às artes.
