Soares Brandão vence Prémio de Investigação da Escola de Economia e Gestão

José Carlos Soares Brandão foi distinguido com o Prémio de Investigação EGG 2021. O galardão distinguiu o autor desta escola que, no último ano, teve o artigo científico mais votado pelos presidentes dos conselhos científicos das principais faculdades de economia, gestão e ciência política em Portugal.

O investigador elaborou um modelo que permite reduzir os custos e aumentar a eficiência na logística das empresas, com a definição de rotas para veículos de distribuição menos dispendiosas. Em declarações à RUM, Soares Brandão refere que o algoritmo utilizado é “inovador, já que utiliza a memória para orientar a pesquisa das melhores soluções”.


O artigo científico ‘A memory-based iterated local search algorithm for the multi-depot open vehicle routing problem’, que foi publicado no European Journal of Operational Research, mostra que é possível reduzir em cerca de 1% a distância total percorrida pelos veículos de distribuição, relativamente às soluções utilizadas atualmente.

Nesse sentido, o diretor do mestrado em Gestão e membro do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas e Empresariais explica que, assim, será possível “encontrar rotas mais adequadas às necessidades dos clientes” e, ao mesmo tempo, “minimizar os custos de distribuição”.

O Prémio de Investigação EEG, criado em 2009, é entregue em cada cerimónia de aniversário da unidade orgânica – esta quarta-feira celebrou 39 anos – e já laureou Luís Aguiar-Conraria, Odd Rune Straume, Gilberto Loureiro, Francisco Veiga, Linda Veiga, Cristina Amado, Miguel Portela, Rosa Branca Esteves, Nelson Areal e Ricardo Sousa.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Abel Duarte
NO AR Abel Duarte A seguir: Elisabete Apresentação às 11:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv