SNS já encaminha doentes para os privados

Devido à pressão cada vez mais elevada, o Serviço Nacional de Saúde já começou a encaminhar doentes para os hospitais privados. Pelo menos dez utentes infetados com o novo coronavírus foram transferidos do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa para uma unidade hospitalar privada em Gondomar.

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte já adiantou que o hospital de Gondomar, com quem tem uma “convenção” desde abril para receber estes doentes dos hospitais do distrito do Porto — um acordo que é “extensível a todos os hospitais” —, deverá receber mais pacientes ainda esta semana. O Hospital-Escola Fernando Pessoa tem capacidade para acolher entre 25 a 30 utentes no âmbito deste acordo.

Ainda esta terça-feira, Óscar Gaspar, presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), sublinhou a disponibilidade dos privados em receber doentes dos hospitais públicos, acrescentando que houve “alguns contactos “na semana passada por parte da ARS Norte e da ARS de Lisboa e Vale do Tejo para perceber qual a capacidade de resposta do setor privado.

Com a capacidade de resposta nos internamentos do SNS a aproximar-se do limite, estas parcerias são encaradas como uma forma de reforçar o combate à pandemia.

Pela primeira vez nos últimos seis meses, o SNS pede ajuda aos hospitais privados, para lidar com o número crescente de doentes com Covid-19.

Partilhe esta notícia
Redacção
Redacção

Redacção na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv