Sindicato de Todos os Professores prepara primeiro plenário online

O S.TO.P. agendou para a próxima sexta-feira, 24 de Julho, um plenário nacional online para recolher contributos do sector da educação numa altura em que “preocupação” é o que melhor define o estado de espírito de docentes, auxiliares e encarregados de educação, segundo André Pestana.
Com fortes críticas ao Governo, que o sindicato acusa de “arranjar sempre milhares de milhões de euros para bancos que têm negociatas obscuras e nunca tem verbas para a educação ou para salvarguardar a saúde pública”.
Referindo que todas as comunidades educativas estão preocupadas em Portugal, o porta-voz do S.TO.P. avisa que o regresso às aulas de mais de um milhão de alunos não pode acontecer sem redução do número de estudantes por turma. “O investimento na redução de alunos por turma salvaguarda a saúde pública e tem vantagens na qualidade de ensino das nossas crianças e jovens”, argumenta. O sindicato sugere ainda a redução dos programas educativos, o que permitiria turmas com turnos.
O plenário “inédito em Portugal” vai decorrer na sexta-feira às 18h00. A pré-inscrição deve ser feita até ao final do dia de hoje. “Queremos ouvir as propostas, as ideias e as críticas para fazermos algo pelo próximo ano lectivo”, conclui André Pestana.
