Simulacro no Elevador do Bom Jesus mobilizou 27 bombeiros sapadores

O aparato de sireneres na cidade de Braga ao início da manhã desta quinta-feira resultou de um simulacro realizado no Elevador do Bom Jesus. O alegado acidente envolveu um ferido grave e dois feridos ligeiros, mobilizando para o local elementos dos Bombeiros Sapadores de Braga, INEM, Proteção Civil e GNR.
O exercício é “necessário e obrigatório do ponto de vista legal” assegurando a preparação de todos os meios envolvidos caso aconteça na realidade, assim como os próprios funcionários do Bom Jesus, explicou aos jornalistas o vice-presidente da Confraria, Varico Pereira.
Tratou-se de um descarrilamento da carruagem nº1 do Elevador do Bom Jesus que provocou um ferido grave e dois feridos ligeiros. Vários dos elementos encaminhados para o simulacro são recrutas dos Bombeiros Sapadores de Braga. Neste simulacro foram mobilizadas 7 viaturas dos bombeiros sapadores, 27 bombeiros, 4 elementos da proteção civil, uma viatura da GNR com 3 elementos e pessoal da confraria.
O cenário foi dificultado com o elevador bloqueado a meio do trajeto, numa zona de mais difícil acesso para a prestação do socorro. A ideia da paragem numa zona de declive acentuado pretendeu, precisamente, dificultar o socorro.
143 anos. Zero acidentes; 700 mil utilizadores em 2024
Com quase 143 anos, o Elevador do Bom Jesus nunca registou qualquer acidente. A ideia do equipamento é manter a experiência de visita, mas para isso há regras a cumprir. O elevador é alvo de várias visturias e de uma inspeção oficial realizada pelo IMT para a renovação da licença anual. “O cabo mantém-se em perfeitas condições. Há uma manutenção periódica, reparações com custos significativos. “É uma máquina com 143 anos, quando falha uma peça e temos de a mandar fazer e isso encarece muito a manutenção. Da nossa parte é necessário um investimento cada vez maior na segurança, na manutenção preventiva para evitar manutenção corretiva”, assumiu Varico Pereira, da Confraria do Bom Jesus.
O Elevador do Bom Jesus é um dos maiores atrativos de Braga e em breve o apeadeiro e a área superior serão alvo de uma requalificação. A candidatura foi submetida à CCDR-Norte.
Com 143 anos, a máquina é “completamente sustentável”. Para isso contribui também o aumento sucessivo de utilizadores. Em 2024 foram batidos recordes, com mais de 700 mil bilhetes adquiridos para a curta viagem até a um dos dos elementos mais simbólicos da cidade dos Arcebispos.
