Serviços farmacêuticos do Hospital de Braga acompanham cada vez mais doentes

Os serviços farmacêuticos do Hospital de Braga fazem, em média, 4.800 atendimentos por mês em regime de ambulatório. Os números foram divulgados pela diretora no programa A Saúde Tem Voz, emitido este domingo.

Entre outros dados, em igual período, costumam registar-se cerca de 2 mil atendimentos no Hospital de Dia Oncológico e 20 mil prescrições médicas validadas relacionadas com doentes internados. Segundo Isabel Marcos, trata-se de “um trabalho bastante exigente que tem vindo a evoluir”, dando resposta “a um número cada vez maior de doentes”. 


Apesar da tendência crescente, em 2020, os serviços farmacêuticos foram obrigados “a adaptar os processos à situação pandémica”. Para “evitar a deslocação do doente ao hospital”, começaram a ser feitas entregas de medicamentos através de métodos não presenciais e “o volume de atendimentos em ambulatório caiu bastante”. Ainda assim, enaltece que “não houve uma grande quebra em termos de número de doentes”.

Os serviços farmacêuticos do Hospital de Braga desdobram-se em três polos: farmácia geral, situada no piso -1, dedicada a pessoas internadas, e duas farmácias em regime de ambulatório, no 0 e no 1 – esta última direcionada para o Hospital de Dia Oncológico. 

50 profissionais de saúde trabalham nestas unidades, dividindo-se em 23 farmacêuticos, 11 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 13 assistentes operacionais e três assistentes técnicos.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
O Baile dos Bombeiros
NO AR O Baile dos Bombeiros
00:00 / 00:00
aaum aaumtv