Serviço de cardiologia da ULS de Braga realiza procedimento inovador

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou recentemente [19 de janeiro] a primeira implantação de pacemaker na área do ramo esquerdo, uma tecnologia com potencial de melhorar e tratar utentes com insuficiência cardíaca. A novidade foi adiantada em comunicado pela agora designada Unidade Local de Saúde.

O procedimento em causa, que começou por ser realizado nos EUA e na China, consiste na implantação de um dispositivo semelhante ao convencional, com a particularidade de um dos elétrodos ficar implantado no músculo entre os dois ventrículos, no septo interventricular. Segundo o diretor do serviço de Cardiologia, Jorge Marques, “o objetivo é tentar alvejar o sistema elétrico intrínseco do utente, fazendo-se a condução elétrica através das fibras elétricas ainda saudáveis do utente”.

“Esta tecnologia tem ainda o potencial de melhorar e tratar alguns utentes com insuficiência cardíaca cujo mecanismo da doença é secundário a um atraso na condução elétrica entre os dois ventrículos, porque consegue corrigir esse atraso”, continua Sérgia Rocha, uma das Cardiologistas que realizou os primeiros procedimentos, juntamente com Adília Rebelo, também Cardiologista da ULS de Braga.

Alinhado com outros centros nacionais e internacionais, o processo de implementação da técnica decorrerá de forma gradual, podendo inclusivamente vir a ser adotada como técnica standard num futuro próximo, caso os resultados clínicos em populações alargadas venham a demonstrar um claro benefício. 

Partilhe esta notícia
Elsa Moura
Elsa Moura

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Espaço RUC
NO AR Espaço RUC A seguir: Music Hal às 09:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv