Semana do Clima em Braga é feita no terreno com os bracarenses

Transformar o plástico encontrado no rio Este em sapatos ou controlar espécies invasoras são algumas das actividades que terão lugar, até ao dia 30 de Setembro, no Município de Braga. 

Limpar as margens do rio Este, controlar espécies invasoras ou assistir a uma longa-metragem sobre as alterações climáticas são algumas das iniciativas que vão marcar a Semana do Clima, no Município de Braga. Até 30 de Setembro, a missão da autarquia passa por sensibilizar a população para os problemas ambientais.


Altino Bessa, vereador do ambiente, desafia os bracarenses a este sábado, 26 de Setembro, pelas 10h00, participarem na acção de limpeza do rio Este junto ao INL. As inscrições devem ser feitas por email. A iniciativa vai contar com a mentora do “Projecto Rios”. A ideia é que todos os resíduos encontrados neste recurso hídrico sejam utilizados na criação de solas de sapatos. Os detritos serão reciclados e reutilizados. 

Ao longo dos anos, segundo o vereador, a qualidade da água deste afluente do Ave tem melhorado. Altino Bessa lança o repto a todos os bracarenses que tenham conhecimento de descargas ilegais para denunciarem a situação. Nos últimos tempos têm sido encontrados colchões e trotinetes no rio. Altino Bessa apela à responsabilidade individual a nível ambiental e social. 

“É importante fazer a separação de resíduos em casa, não deitar óleo na banca da cozinha, mas sim chamar a Braval para recolher o mesmo. É um serviço gratuito”, alerta. 

Nas escolas está a decorrer o jogo “A espiral das alterações climáticas”, cedido pela ABAE – Educação Ambiental para a Sustentabilidade.

Este sábado, pelas 10h00, terá lugar no Centro Cultural do Carandá uma Feira de Produtos Biológicos. No Domingo, entre as 10h00 e as 12h00, vai decorrer o controlo de plantas aquáticas invasoras, com a colaboração da ASPEA – Associação Portuguesa de Educação Ambiental. 

Nos dias 24, 25, 28 e 30 de Setembro, entre as 17h00 e as 18h00, o ‘Planetário: Casa da Ciência’ exibe o filme “Alterações climáticas – que futuro nos espera?”, na sala do Planetário. A inscrição é obrigatória. 

No dia 30 de Setembro, pelas 15h00, a CIM Cávado organiza uma visita à Estação Meteorológica, dirigida a docentes.

Até Domingo, estará no Greenfest, no Mosteiro de Tibães, o projecto “Cuidar Braga” que pretende alertar para o perigo de incêndios florestais originados, em “30% das vezes”, por queimas e queimadas. 

Partilhe esta notícia
Vanessa Batista
Vanessa Batista

Jornalista na RUM

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Carolina Damas
NO AR Carolina Damas A seguir: Português Suave às 19:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv