Sem publicação do acordo, SEP ameaça voltar à greve no Hospital de Braga

Os enfermeiros do Hospital de Braga ameaçam voltar à greve, depois da administração da unidade de saúde ter dito que o acordo, selado em Junho, com esta classe profissional apenas entraria em vigor quando todas as carreiras tivessem o seu acordo colectivo de trabalho definido. 

Em declarações à RUM, Nélson Pinto, representante do Sindicato no Minho, diz ser “inaceitável” esta tomada de posição da administração e adianta que já solicitou uma reunião à ministra da Saúde e ao secretário de Estado frisando “ser incompreensível e intolerável o arrastar desta situação”. “O acordo está assinado, falta apenas a publicação. Fomos os primeiros a trabalhar neste sentido, não faz sentido esta tomada de posição”, lamentou. 


Um mês depois da assinatura do desejado acordo, os enfermeiros permanecem na mesma situação, garante o sindicalista. Por isso mesmo, “discutem novas formas de luta e, se necessário, podem voltar à greve, se a ministra não resolver isto de forma imediata”. 

“A ideia que ficamos da entrada em vigor é que seria o mais rápido possível. Em boletim de trabalho e emprego só são publicados no máximo três vezes por mês, mas no nosso caso já poderia ter acontecido há imenso tempo. Já nos dirigimos  duas vezes ao Conselho de Administração, nunca tivemos ninguém para nos receber”, adiantou ainda. 

Para o representante do sindicato, a falha é responsabilidade da “administração”, sublinhando “não ser razoável 

enviar para publicação os acordos, apenas quando toda a gente tiver o seu percurso efectuado”. “Cada um faz o seu caminho e à medida que o consegue deve ser enviado para publicação por forma a solucionar as injustiças que se passam naquele Hospital”, finalizou.  

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses assinou, a 17 de Junho, um acordo que colocava os 168 enfermeiros do Hospital de Braga na 1ª posição remuneratória da tabela. Até ao momento, o acordo não entrou em vigor, mantendo-se as reivindicações.


Hospital de Braga garante que ficou acordado com o SEP “reunir os Acordos de Adesão assinados por todas as Estruturas Sindicais” antes da entrada em vigor

Contactado pela RUM, o conselho de administração do Hospital de Braga esclarece que “conforme o acordado na última reunião realizada nas instalações da DGERT, com a presença do SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses) e o Hospital de Braga, foi referido que ir-se-ia reunir os Acordos de Adesão assinados por todas as Estruturas Sindicais que celebram Acordos Coletivos de Trabalho aplicáveis aos trabalhadores

do Hospital, com vista a estabelecer a maior uniformidade possível na aplicação e entrada em

vigor dos referidos instrumentos de regulamentação coletiva. Os mesmos seriam reunidos para

envio simultâneo à Tutela”. 

A administração relembra tratar-se de “uma tomada de posição que garante isenção e imparcialidade para resolução de todos os ACT`S, privilegiando-se o princípio da igualdade entre todos os grupos profissionais”.


O objectivo do Hospital é resolver todas as situações com “a maior celeridade possível”, sendo este um assunto “prioritário  para o conselho de administração”. Por isso mesmo, a unidade de saúde “permanece em contínua comunicação com a Direção-Geral do Emprego e Relações do Trabalho (DGERT) e Tutela”.



Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Sister Midnight
NO AR Sister Midnight A seguir: Corrente Sonora às 01:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv