Seis anos de Startup Braga e “um ecossistema cada vez mais vibrante”

Seis anos depois do seu lançamento pelas mãos da autarquia e da InvestBraga, a Startup Braga, hub de inovação, já acompanhou o desenvolvimento de 150 startups ligadas à economia digital, nanotecnologia e tecnologias para a saúde promovendo a criação de 600 postos de trabalho.

Um percurso recheado “de marcos importantes e sucessos”, começa por dizer Luís Rodrigues, actual director da Startup Braga, que realça a diferenciação da Startup Braga pela sua ligação estreita à Universidade do Minho, ao INL e a outros centros de investigação. Uma ligação “muito efectiva” que permitiu acompanhar muitas das ideias de negócio iniciadas na academia minhota, nota o responsável.

“É um percurso muito consolidado, são inúmeros casos de sucesso”, diz Luís Rodrigues salientando os “mais de 600 postos de trabalho e quase 50ME angariados pelas startups em rondas de investimento”.

Nestes seis anos foram vendidas cinco startups a outras empresas. Luís Rodrigues acredita que a especialização inicial nas três áreas acima mencionadas trouxe “benefícios”.

Na data em que se comemora mais um aniversário, o primeiro de Luís Rodrigues enquanto director da Startup Braga, o responsável saúda o trabalho de todos aqueles que fizeram parte das equipas da Startup Braga e de todos os empreendedores envolvidos neste “ecossistema diferenciado”. 

Pandemia da Covid-19 altera estratégia para futuro próximo

O formato das iniciativas tem sido repensado desde o início da pandemia, em Março. O programa de incubação é agora diferente. Foi interrompido presencialmente e o acompanhamento passou a ser feito à distância.

Os programas de pré-aceleração, de aceleração e de techsessions “estão a ser repensados e recalendarizados”. O responsável acredita que possam acontecer “no último trimestre do ano”.

Já as techsessions estão a ser adaptadas e surgiram webinars semanais “com temas relevantes para o universo das Startups”. O acesso passou a ser “totalmente democrático”, acrescenta Luís Rodrigues, já que as webinars são difundidas em directo na página de Facebook da Startup Braga. 

As sessões online “sobre temas mais transversais” permitiram também uma audiência mais diversificada até porque a ideia é “por um lado dar resposta a questões mais específicas e direccionadas para as startups e, por outro, dar resposta ao universo empresarial e aos diferentes agentes económicos que fazem parte do universo da InvestBraga”.

Com o regresso gradual à normalidade, a Startup de Braga irá retomar a call para o programa de incubação. A data para selecção de projectos foi alargada até 15 de Junho.

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Elsa Moura
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