Sede do Museu de Braga será na antiga Escola Dr. Francisco Sanches

Avança, nas próximas semanas, a 2.ª fase da reabilitação da antiga Escola Dr. Francisco Sanches, que será a sede do Museu de Braga. O projeto Museográfico vai ser analisado e votado, esta quarta-feira, pelo executivo municipal.
Em causa está “uma estrutura museológica que está em desenvolvimento, promovida pela Câmara Municipal, e que já está reconhecida pela CCDR-Norte como um museu de território”, explicou Olga Pereira. A vereadora que tutela as obras municipais adianta que esta será “uma estrutura polinucleada, que procura valorizar de uma forma mais integrada todo o património cultural, seja material ou imaterial, através de uma abordagem descentralizada”. “A sede vai ficar situada na Escola Francisco Sanches, que vai ter agora a segunda fase de reabilitação ao abrigo do Norte 2030”, apontou a responsável.
“Vão ser requalificados os pisos que estão em falta, que correspondem ao primeiro e ao segundo piso, e também a umas águas furtadas e que é precisamente onde se pretende instalar a coordenação de todos estes núcleos e serviços técnicos do museu, exposição de longa duração, monográfica, que dá a conhecer a evolução da cidade desde a pré-história até à atualidade”, referiu Olga Pereira.
A Câmara pretende, assim, “valorizar o património cultural e este trabalho em rede, considerando a possibilidade de inserir estas várias redes temáticas como pilar estratégico do museu no âmbito das Rotas do Norte”.
O Museu de Braga vai integrar o Museu da Imagem, a Casa dos Crivos, o Museu da Fábrica Confiança, o Centro Interpretativo do Romano, que é composto pelos núcleos arqueológicos das Termas Romanas, Ruínas Romanas, Domus da Escola Velha da Sé e Carvalheiras.
