“Se vencermos, vamos às competições europeias, mas, até lá, temos muito a fazer”

“Se vencermos, vamos às competições europeias, mas, até lá, temos muito a fazer”. É este o pensamento que Luís Freire quer que os jogadores do Vitória SC tenham, no jogo deste domingo, com o Farense.
O técnico dos vimaranenses quer que a equipa entre com “a energia e a postura certas”, no jogo da 33.ª jornada. “Está nas nossas mãos entrar da maneira certa para conseguirmos o que queremos. Temos muito trabalho a fazer amanhã”, acrescentou.
Quintos classificados, com 54 pontos, depois de anularem uma desvantagem de oito pontos para o Santa Clara na luta por essa posição, os vimaranenses garantem o quarto apuramento seguido para a prova da UEFA se, na penúltima ronda, alcançarem um resultado idêntico aos açorianos, que ocupam o sexto lugar, com 51, e recebem hoje o Famalicão.
Freire quer um Vitória “focado, competitivo e consistente”, a lidar bem com a “pressão positiva” de assegurar a quinta posição. “É sempre bom dependermos de nós. Tivemos muitos jogos sem depender de nós. Temos estado boas respostas a depender de nós. Temos tido uma pressão positiva, mas ainda não acabou o campeonato. Se ganharmos, vamos estar contentes e a festejar”, afirmou.
O Farense tem hipóteses de alcançar a permanência imediata ou o play-off, quando ocupa o 18.º e último lugar da prova, com 24 pontos, os mesmos do Boavista, 16.º, e do AVS, 17.º, e, por isso, o treinador dos minhotos lembra que a equipa algarvia “está viva” no campeonato, a lutar pela permanência, o que, no seu entender, vai dificultar a tarefa de um Vitória que deve estar ao “melhor nível”.
“[O Farense] é uma equipa que merecia mais pontos. Tem sido competitivo, mas não tem conseguido os resultados. Está naquela luta e vem à nossa ‘casa’. Independentemente do adversário, quero uma equipa ofensiva, a criar oportunidades, à procura dos golos”, realçou.
Sem a possibilidade de utilizar o médio Tiago Silva e o extremo Telmo Arcanjo, ambos castigados por acumulação de cartões amarelos, Luís Freire vincou que “todos os jogadores são importantes” e prometeu um “coletivo forte”, capaz de superar as ausências, como em desafios anteriores.
O Vitória SC, quinto classificado da I Liga portuguesa de futebol, com 54 pontos, recebe o Farense, 18.º e último, com 24, em partida agendada para domingo, às 18:00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de David Silva, da associação do Porto.
