‘Se isto é um homem’ em cena para recordar testemunho de sobrevivente do holocausto

A peça ‘Se isto é um homem’, da Companhia de Teatro de Almada, encenada por Rogério de Carvalho, está em cena, sexta-feira e sábado, às 21h30, no Theatro Circo. Trata-se da primeira performance teatral em Portugal relacionada com a obra de Primo Levi, depois de o inglês Antony Sher ou de o sueco Lars Norén terem-no feito nos respetivos países, e chega agora a Braga.


Partindo do texto do sobrevivente do genocídio dos judeus na década de 40, Cláudio da Silva, único ator em palco, explica que o objetivo é “representar esse testemunho”, não só a partir do livro, como também das conferências em escolas que o químico e escritor italiano deu posteriormente. “É uma adaptação também literária e há toda uma reflexão sobre quem viveu estes momentos, como se fosse uma viagem que se faz na sua própria memória”, acrescenta em entrevista à RUM.


Enaltecendo o facto de “já ter passado algum tempo desde a última vez” que fez a peça, o artista fala de “uma grande responsabilidade” interpretar uma obra como esta. Intolerância, crueldade, complexidade e “a capacidade de torcer outras pessoas até ao limite”, por um lado, e “a resistência do ser humano a atrocidades”, por outro, são os pontos de vista explorados. 


“É um texto muito importante para nos recordar que isto não aconteceu assim há tanto tempo, dentro do processo histórico da humanidade. Parece que esquecemos que a nossa civilização pode chegar a esses limites de crueldade e atrocidade e incompreensão pelo outro”, vinca.

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Music Hal às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv