“Se há cidade que é um exemplo em matéria de Juventude é Braga”

A ministra da Juventude considera que não havia cidade mais adequado no país para ser palco da Conferência Europeia da Juventude que não Braga. “Se há cidade que é um exemplo em matéria de Juventude é Braga”, afirmou Margarida Balseiro Lopes, esta sexta-feira, na visita ao Centro de Juventude de Braga.

Mais de uma centena de jovens de 46 países trabalharam, nos últimos dias, na revisão da Carta Europeia da Participação Juvenil na Vida Local e Regional. Para a ministra, “é importante haver momentos como este de partilha, de colocar os jovens a falar de liberdade e democracia”. Braga foi, no entender da governante, a cidade ideal para acolher o evento, não apenas por ser o concelho mais jovem do país, mas “pelas políticas que o executivo tem desenvolvido”.


A Conferência permitiu “mostrar o que o Governo português faz pelos jovens do país”. Segundo Margarida Balseiro Lopes, participantes de outras nacionalidades “ficaram impressionados com os mais de mil milhões de euros de investimento na área da Juventude”. A ministra desafiou ainda o município a adotar a carta que vier a sair deste evento como a sua carta também.


A vice-presidente Sameiro Araújo, que tutela as políticas de Juventude no município, faz um “balanço extremamente positivo” e acredita que “vão sair coisas muito interessantes nesta carta”.

“É prestigiantes para Braga receber este evento, que é o momento de partilhar experiências e ver o que de melhor se faz na Europa em termos de juventude”, acrescentou. Sameiro Araújo garante que o executivo quer “continuar a fazer mais e melhor pelos jovens da cidade”.

Luís Guedes, do Conselho Municipal da Juventude e presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, adianta que a Carta Europeia da Juventude, a ser implementada até ao final deste ano, “poderá ter um impacto positivo para estruturas mais pequenas da sociedade civil e dar-lhes mais voz”. “Em Braga, temos um bom exemplo do Conselho Municipal da Juventude e estamos muito à frente de outros países, mas há jovens que não sentem que têm uma voz ativa nos processos da cidade e este documento pode ser um grande apoio nesse sentido”, finalizou.

Termina hoje, em Braga, a Conferência Europeia da Juventude.

Partilhe esta notícia
Liliana Oliveira
Liliana Oliveira

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Português Suave
NO AR Português Suave A seguir: Music Hal às 20:00
00:00 / 00:00
aaum aaumtv