“Se estivermos em modo sobrevivência para tentar um ponto, não vamos crescer”

Seja qual for o adversário, o SC Braga não vai mudar a identidade. A garantia foi dada por Rúben Amorim na antevisão ao jogo contra o FC Porto, que se realiza esta sexta-feira, às 19 horas, no Estádio do Dragão.

Os minhotos, quinto classificados, com 24 pontos, têm pela frente um adversário que está na segunda posição, com 41, e que ainda não perdeu pontos nem sofreu qualquer golo em casa. Apesar desse registo, o treinador dos arsenalistas promete uma equipa “a jogar da mesma maneira” que nos dois desafios anteriores, em que venceu o Belenenses SAD (1-7) e o Tondela (2-1). “Não há uma preparação no sentido de dizer ‘vamos ter mais cautelas ou deixar de ter mais cautelas’ ”, acrescenta.


Considerando ser provável, face ao poderio do adversário, a equipa ter “mais vezes a bola na fase defensiva” que nas outras partidas, o treinador dos arsenalistas refere que “a ideia não é trazer a equipa mais para trás para se proteger”, dizendo mesmo que, “se estiver em modo sobrevivência no sentido de sacar um ponto ou uma vitória”, não vai “crescer”.


No campeonato, no Estádio do Dragão, o FC Porto soma sete vitórias em outras tantas partidas, 18 golos marcados e nenhum sofrido. “Sabemos que o Porto é forte em todos os aspetos do jogo: ataque continuado, transições e bolas paradas. No entanto, o que temos de fazer é não nos desviarmos da forma de jogar, que é querer ter iniciativa, causar perigo e dominar o jogo”, analisa o adversário e perspectiva o comportamento da sua equipa.



Rúben Amorim desvaloriza histórico de resultados no Dragão


O SC Braga não ganha no Estádio do Dragão há 15 anos. A última vitória foi por 1-3, com dois golos de João Tomás e outro de Wender, numa equipa orientada por Jesualdo Ferreira – o tento dos portistas, comandados por Víctor Fernández, foi da autoria de Diego.

Rúben Amorim não atribui importância a esse histórico, alertando que “o passado não vai jogar”, mas refere que o SC Braga quer “seguir o exemplo” dado pelo FC Porto há duas semanas quando venceu, em Alvalade, o Sporting, algo que não acontecia há 12 anos.


O horário e o dia do desafio motivaram um boicote ao desafio por parte das claques do SC Braga. Questionado sobre o facto de a equipa jogar a uma sexta-feira e às 19 horas, Rúben Amorim não quis comentar o assunto, afirmando que “o foco está no jogo em si”.



David Carmo é a principal novidade na convocatória; Nuno Sequeira regressa


O defesa-central David Carmo pode estrear-se pela formação principal do SC Braga. Com 12 jogos realizados pela equipa B e um pelos sub-23, o jovem de 20 anos foi chamado por Rúben Amorim para este desafio. 

Tiago Sá, João Novais e Sequeira, que falhou a partida frente ao Tondela por lesão, está de volta à lista do técnico dos bracarenses, que conta com 19 atletas. Saem da convocatória Murilo, titular no jogo anterior precisamente na posição de ala-esquerdo, Pablo Santos e Bruno Xadas.

Lista de convocados

Guarda-redes: Matheus, Eduardo e Tiago Sá.

Defesas: Ricardo Esgaio, Vítor Tormena, Bruno Viana, Raúl Silva, David Carmo e Nuno Sequeira 

Médios: João Palhinha, Fransérgio, João Novais e André Horta

Avançados: Francisco Trincão, Ricardo Horta, Wenderson Galeno, Wilson Eduardo, Paulinho e Rui Fonte 

Partilhe esta notícia
Tiago Barquinha
Tiago Barquinha

Deixa-nos uma mensagem

Deixa-nos uma mensagem
Prova que és humano e escreve RUM no campo acima para enviar.
Connected
NO AR Connected
00:00 / 00:00
aaum aaumtv